segunda-feira, 2 de outubro de 2017

QUAL O VINHO QUE ESTÁ FALTANDO EM SUA VIDA?

Texto: Jo 2,1-12

"No terceiro dia, houve um casamento em Canã da Galiléia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus foi convidado para o casamento e os seus discípulos também. Ora, não havia mais vinho, pois o vinho do casamento tinha-se acabado. Então a mãe de Jesus lhe disse: 'Eles não têm mais vinho'. Respondeu-lhe Jesus: 'Que queres de mim, mulher? Minha hora ainda não chegou. Sua mãe disse aos serventes: 'Fazei tudo o que ele vos disser'.
Havia ali seis talhas de pedra para a purificação dos judeus, cada uma contendo de duas a três medidas. Jesus lhes disse: 'Tirai agora e levai ao mestre-sala'. Eles levaram. Quando o mestre-sala provou a água transformada em vinho - ele não sabia de onde vinha, mas o sabiam os serventes que haviam retirado a água - chamou o noivo e lhe disse: 'Todo homem serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já estão embriagados serve o inferior. Tu guardaste o vinho bom até agora!' Esse princípio dos sinais, Jesus o fez em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória e os seus discípulos creram nele. Depois disso, desceram a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos e seus discípulos, e ali ficaram apenas alguns dias".

O vinho, era uma bebida muito apreciada entre os povos orientais, era sinal de alegria e não deveria jamais faltar em uma festa. No Salmo 104(103),15 diz: "O vinho, que alegra o coração do homem; para que ele faça o rosto brilhar com o óleo, e o pão fortaleça o coração do homem". 

Aquele casamento não podia de maneira nenhuma faltar o vinho, porque representava à alegria dos noivos por aquele momento tão especial e sagrado em suas vidas. Mas, em um certo momento o vinho acaba, sim, o vinho bom acabou. Sendo assim, acabou à alegria, acabou a festa. Os noivos ficariam humilhados perante os convidados.

Em nossas vidas diariamente, acontecem coisas que vão tirando a nossa alegria. Assim como os noivos, nem percebemos que o vinho está acabando. Quando vamos nos dar conta, já estamos desânimados, tristes, com autoestima-baixa, ansiosas, deprimidas...

Vamos vê o processo que leva até chegar no vinho:
1º Uva - Planta-se a uva, e cada tipo de uva serve para fabricação de um vinho específico;
2º Prensado - Alguns lugares as pessoas ainda utilizam os pés para amassar as uvas, outros uma prensa;
3º Mosto - Era o suco tirado depois da uva ser prensada;
4º Fermentação - É o processo químico de transformação do mosto em álcool.

Para que a nossa vida tenha alegria, precisamos prensar, amassar a nossa vida. Ou seja, as nossas emoções e sentimentos. Os nossos desejos. É pelas provações da vida que tiramos o suco que será fermentado para torna-se um vinho bom. Temos que ter um olhar diferente para as prensas em nossa vida, e delas que o Senhor tirar grandes frutos.

Muito Ágape ao coração.
Marcos Ágape

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS DA IGREJA